Muito comum de acontecer, a presbiopia pode ser confundida com a hipermetropia devido ao seu embaralhamento e cansaço na vista… esse sintoma refere-se ao paciente que se encontra com a vista cansada e normalmente ocorre em pessoas entre 40 e 45 anos de idade.
É chamada de vista cansada porque as vezes você sente incomodo somente para ler, assistir tv, e apenas nessas condições necessita de óculos… não é por necessidade de correção, mas porquê seu aparelho ocular parece estar cansado, forçando, por isso essa sensação de vista pesada, cansada que ocorre alguns minutos após focar a vista, e não no início do foco.
Qual a vantagem biológica por trás disso?
O próprio diagnostico diz que se você tem vista cansada, é porque você está dentro de situações que mexem com você e você já está cansado de ver…. Mas cansado de ver o que?
Exemplo:
Você está cansado de ver a bagunça na sua casa e todo dia você fala a mesma coisa, coloca tudo no lugar e mesmo assim você vê tudo fora minutos depois. Mas ainda essa não é uma situação tão chocante assim, vamos a uma situação tensa… você trabalha em uma empresa e nessa empresa trabalham pessoas que muitas vezes estão fazendo coisas erradas, coisas não tão bacanas, você vê isso acontecer, mas não quer ser o X9, o dedo duro de entregar a turma e também não denuncia e nem participa de nada ilícito.
Sua vista fica cansada de ver situações que chocam se arrastando por meses e anos. São dois exemplos de informações visuais que mexem com você, pois além de não concordar você não consegue fazer algo perante a situação, causando sensação de impotência perante aquilo que você não quer ver mais.
À partir daí você desenvolve uma vista cansada!
E como aliviar esse conflito se você não consegue fazer nada?
Seu corpo toma providências, distorcendo e embaralhando essa visão nas linhas verticais e horizontais tornando sua visão embaralhada. A partir daí você não vê mais com nitidez!
Como diz o ditado “O QUE OS OLHOS NÃO VEEM O CORAÇÃO NÃO SENTE”