Nossa derme é formada por um tecido embrionário que chamamos de mesoderma antigo, antigo, pois Hammer classificou em dois grupos “mesoderma antigo e mesoderma novo”.
As manifestações da derme acompanham um sentimento muito forte de atentado a integridade seja ele físico ou moral… também acontecem atentados vividos de forma real, virtual, simbólico ou imaginário, é como sofrer uma agressão. Essa agressão pode ser real ou não, então, se você de maneira muito forte imaginou que algo aconteceu, dentro de você acontece de forma real.
Se eu me sentir agredido com palavras quando alguém fala alguma coisa na minha cara… e aquilo me deixa irado a ponto de me expressar com as mãos quando falo no fato ocorrido, é como se eu tivesse sido agredido realmente… o pior acontece quando nos apontam o dedo, isso é uma interpretação grave de agressão… nosso cérebro vive isso de forma real.
Consequentemente o meu corpo irá reagir com comportamento de sensibilizar o local provocando uma proteção, uma carapaça… são pequenos tumores que deixam a pele espeça como se estivesse protegida por uma camada adicional de tecido no local onde me senti agredido. Se as acnes estão se manifestando nas costas é como se estivessem falando pelas minhas costas, e eu não consigo saber quem é, e nem o que estão falando sobre mim, por isso a manifestação neste local.
Suponhamos que estão te acusando de ter roubado alguma coisa mas você não sabe quem está falando isso… se essa informação for sentida como agressão, imoralidade e você percebe isso de forma impactante inesperada, opaaaa !!!!! é uma grande chance de desenvolver acne nesse local.
Em adolescentes é comum o surgimento das acnes devido à questão hormonal, eles estão muito suscetíveis ao que os outros falam, por isso essa grande manifestação de acne no rosto.
Mas não é difícil você encontrar adultos entre seus 39/40 anos com manifestação de acne pelo mesmo motivo.