Candidíase é uma tentativa do corpo de eliminar algo que está causando incomodo, é como se fosse uma sujeira na genitália e essa sujeira pode ser real ou não.
No caso de algo real vou dar um exemplo bem simples para que você possa entender o que estou falando.
Uma mulher conhece um homem, dorme com ele e depois de um tempo de relacionamento essa pessoa se mostra diferente… então é como se o parceiro não servisse mais ou pelo menos diante de certas atitudes naquele momento específico não está servindo.
Aí o corpo começa a ter manifestações recorrentes pois cada vez que tem contato com a informação do cenário, ou tudo que faz com que ela se lembre daquele acontecimento que foi um hiper stress, é como se sofresse o impacto novamente fazendo com que o corpo comece a ter manifestações.
Por isso é preciso perguntar ao paciente desde quando isso está acontecendo e quantas vezes… pois pode estar acontecendo uma recorrência de comportamento.
Temos também uma outra situação que pode ser vivida e assim como a real pode ser tão impactante quanto, estou falando de um impacto virtual.
Vamos dar o exemplo de uma mãe que inicia uma conversa sobre assuntos sexuais com sua filha de 18 anos…A filha está namorando e começando a ter uma vida sexual ativa, sua mãe por vez vai tentar aconselhar mas quando fica sabendo quem é o companheiro (namorado) da filha, se coloca em seu lugar de forma virtual e começa a achar que aquele rapaz não é bom o suficiente para ela.
Começa então um ataque “próprio” podemos assim dizer… Ela fica se martirizando “ Minha filha tem que largar dele”… “Ele não é bom o suficiente para minha filha”…
Entenda que são situações diferentes mas com o mesma intenção, o que faz com que seu corpo reaja a sua mente.