compartilhar:

Mito ou Verdade? Catarata é problema de velho.

Catarata é coisa de gente velha?

 

Não! Isso é lenda urbana.

 

Imagine  se isso fosse verdade todas as pessoas acima de 60 anos teriam catarata… E olha que vemos pessoas de 80 anos que enxergam melhor do que a gente.

 

Também como bons seres humanos que somos gostamos de fazer piadas com tudo, e logo que começamos a apresentar problemas visuais brincamos que estamos ficando velhos.

 

O que está por trás da catarata e por quê ela é mais frequente nessa faixa etária?

 

Justamente porque é uma faixa etária que tem seus conflitos de contato e separação com informações visuais frequentes e com mais intensidade.

 

Se você tem um namorado aos 20 anos de idade e ele foi embora, ou seja, você perdeu ele de vista…Dias depois você  levanta a cabeça e mesmo sofrendo tende a ir à procura de um novo amor. Já aos 60, 70 anos você perde seu parceiro para a morte ou por algum motivo essa pessoa foi embora e nunca mais voltou… será uma idade muito mais difícil para  recomeçar e devolver aos seus olhos algo que foi perdido… filhos que vão morar longe em outros países… amigos que se distanciaram… A vantagem em se ter  catarata é a dificuldade que ela traz em enxergar, ela não tampa exatamente toda visão mas  dificulta a nitidez.

 

É como se você ficasse chocado diante de uma situação e dissesse “poxa, eu não quero ver isso acontecer” e quando não quero ver isso acontecer o meu organismo resolve o meu pedido, pois ele entende que aquilo iria me prejudicar e  seria chocante demais.

 

A partir desse episódio meu organismo vai criando um véu para que eu não veja a situação de forma tão chocante,e como diz um sábio e conhecido ditado “O que os olhos não veem o coração não sente. ”

 

 

 

compartilhe:

Avenida Brasil, 658 - Centro - Urânia/SP - CEP: 15760-000